fbpx

Cansou de ouvir que você dá mais gasto que alegria e que seu quarto parece um ninho de rato super nutrido? Ora, é um sinal de que já passou da hora de largar a saia da mamãe e caçar seu muquifo para se esbaldar na sua loucura. O difícil mesmo é juntar dinheiro pra morar sozinho.

Mas, sem pânico, vai ser bom pra todo mundo. Seus pais vão parar de se descabelar enquanto você não volta da balada e, tendo seu cantinho, vai poder curtir sua ressaca braba numa boa e levar quantos crushs quiser para dentro de seus domínios.

Neste texto, quero explicar como fazer para juntar dinheiro pra morar sozinho e realizar esse grande sonho que é não pegar mais grana emprestada com a mamãe, ok? Se liga e boa leitura!

O que é necessário considerar para morar sozinho?

Pra começo de conversa, não quero desmotivar, mas é muito difícil o processo de sair da casa dos pais e encarar a vida adulta alone in the dark. Acontece que é também necessário, mesmo se já passou dos 40, ok?

Todas as situações que seus pais resolvem, vão recair sobre você. Desde ter que assar pão de queijo para receber visitas, lavar as janelas (a gente só entende que elas precisam ser limpas quando mora sozinho) e todas as outras tarefas domésticas normais:

  • tirar o lixo;
  • xingar os vizinhos;
  • abrir conta fiado no boteco ao lado;
  • fingir que não se encontra;
  • ligar para o call center e cancelar a TV a cabo.

Além disso, algumas habilidades são importantes para não sofrer internação compulsória em algum sanatório. Confira!

Cozinhar miojo e fazer café

Uma amiga muito sábia, certa vez me falou que a dieta miojo, café e cigarro é mais que suficiente para qualquer ser humano sobreviver. Acredito que ela esqueceu de avisar sobre as condições em que um indivíduo com essa dieta vive, mas não deixa de estar certa, né?

Preparar miojo é uma arte. Se passar do tempo de cozimento, vai virar um slime, se você retira antes da hora, fica na consistência de um cooler de cerveja. Portanto, melhor praticar antes e deixar sempre o contato do delivery de sanduíche por perto.

Lavar roupa na pia

Seja calcinha, short de jogar bola ou mesmo a camisa que precisa secar até o dia seguinte para ir trampar, tenha certeza que vai passar um bom tempo da sua vida solitária diante da pia do banheiro no constante serviço da esfregação.

A malandragem nos ensina que molhar a peça de roupa inteira é desperdício, lave apenas as partes sujas ou manchadas para um resultado mais rápido e tosco.

Expulsar amizades inconvenientes

Sua galera vai achar que sua casa é o QG da turma. Não deixe que isso aconteça, vai ser amiga ligando querendo pernoite com o crush, bêbados sem limites que tomam 8 saideiras, pagode com baldes e pratos servindo às vezes de instrumentos e por aí vai…

Sem contar que visita é sinônimo de gasto. Certamente vai querer comprar um lanche, um refrigerante, uma ou 12 cervejas…

Começar a sentir tesão em pagar boleto

É triste ver sua grana escorrer pelos dedos a cada boleto pago, mas o tesão, nesse caso, é progressivo, feito banda de rock dos anos 70. A sensação é de “ah, miseráveis! Não é dessa vez que vocês vão cortar minha luz, sacanas”!

Dica extra: cuidado com o cartão de crédito, é uma ilusão desgraçada que faz a gente gastar uma grana que nem tem e se sentir uma merda depois que o limite estoura.

Como fazer um planejamento financeiro decente?

Ponha tudo que você gasta e tudo o que ganha na ponta do lápis. Programe-se para não ficar comendo na rua, prefira seu requintado e barato miojo. Se possível, beba sua cervejinha dentro de casa, conta de boteco já levou muito jovem promissor para o Serasa.

Uma boa estratégia é estipular uma parte de seus ganhos para ser guardada e reinvestida. Pode ser adiantando alguns meses de aluguel, comprando uma máquina de lavar ou simplesmente para ter uma reserva para os momentos de maior aperto financeiro, concorda?

Guarde os cupons fiscais eletrônicos e físicos. Se você é dessas pessoas que não para de repetir “não sei onde foi parar o meu salário”, consultar os comprovantes vai lhe dizer exatamente por onde andou torrando tudo.

Dá para juntar dinheiro pra morar sozinho mesmo tendo um salário deprimente?

Olha, é difícil, mas dá sim pra juntar dinheiro pra morar sozinho, mesmo ganhando um salário que só garante brejas de R$2,50. Primeira coisa a se fazer é cortar todo gasto excessivo:

  • cerveja (diminua);
  • cigarro (substitua a marca);
  • roupas (pare de comprar por uns anos);
  • rolês (evite lugar que se paga para entrar);
  • viagens (não vá).

Eu conheço muita gente que complementa a renda vendendo lanchinhos, brigadeiros e armas. A última opção não recomendo, mas você pode muito bem encher o saco dos colegas de trabalho para que comprem qualquer coisa na sua mão. Afinal, tanta gente já fez isso com você, perca a vergonha e enfia mercadoria neles.

Quais as melhores formas de fazer o dinheiro render?

Se você está planejando, estude aplicar sua grana em previdência privada, por exemplo. Não rende muito, mas é um excelente exercício para quem precisa aprender a juntar dinheiro. Uma outra boa ideia é consultar alguma financeira e avaliar as taxas que estão cobrando.

Você empresta um valor, eles aplicam e devolvem com alguma porcentagem a mais. Claro, é cobrada uma taxa e quanto mais dinheiro você investe, mais retorna para você. Escolha alguma instituição de credibilidade para não correr o risco de perder seus investimentos.

Aprendeu como juntar dinheiro pra morar sozinho e ser feliz, criatura? Não se iluda, não estou nadando na grana, mas já saí da casa dos meus pais há um tempo e essas dicas foram essenciais para que eu não precisasse pedir arrego. Então, agora que já sabe o que fazer, boa sorte!

Se curtiu o texto, compartilhe em suas redes sociais! Aposto que tem algum amigo seu precisando dessa leitura, não é verdade? Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo excedido. Complete o captcha novamente.

Increva-se na Newsletter

Increva-se na Newsletter

Dicas e curiosidades do mundo geek e até do "normal"
E isso tudo de "GRÁTIS"

Seja bem vindx ao mundo Troll

Pin It on Pinterest