fbpx

Se você vive no planeta Terra, já deve ter ouvido falar na palavra geek, certo? Ela é usada o tempo todo por aqui hoje em dia. Mas você sabe, de verdade, o que essa palavra significa? Ou de onde surgiu? 

Para conhecer mais da origem, curiosidades e coisas estranhas, segue lendo esse post!

O que é Geek?

A origem da palavra geek não é muito certa, enquanto alguns dizem que ela vem do inglês geck, que significa bobo, outros afirmam que ela vem do alemão gek, que pode ser traduzida como louco ou bobo.

O certo é que ela surgiu para definir pessoas que não se encaixavam no que a sociedade considerava “normal”.

A definição de geek hoje está mais ligada à pessoas que são viciadas em tecnologia, principalmente ao entretenimento, como jogos, videogames, computadores e universos fantasiosos criados para livros, filmes e séries. Os geeks costumam ser especialistas nas áreas que eles gostam, seja tecnologia ou relacionada à cultura pop.

Como surgiu o termo?

Ainda que a palavra geek esteja, na maioria das vezes, ligada a tecnologia, o termo é mais antigo, tendo aparecido na segunda metade do século XIX, na Europa. Naquela época a palavra era usado para se referir a artistas estranhos pra [email protected], que faziam coisas como comer insetos vivos ou cortar a cabeça de galinhas com os dentes (urgh!?). Essas apresentações eram conhecidos como “geek shows”.

Por mais estranho que possa parecer, foi por causa dos insetos que os artistas comiam que o termo se popularizou para os aficionados por computadores. A analogia vem do fato de que os geeks passaram a comer os bugs (insetos, em inglês) dos computadores.

Apesar de algumas pessoas confundirem os geeks com os nerds e os posers, existem algumas diferenças essenciais entre essas tribos.

E os nerds?

A confusão com os geeks acontece porque os nerds também tem uma tendência a gostar de tecnologia e videogames.

No entanto, os nerds são aquelas pessoas dedicadas ao estudo, que estão sempre com a cara enfiada nos livros e nunca podem sair porque tem prova no dia seguinte ou precisam entregar um trabalho na próxima semana.

O maior problema aqui é que esse termo frequentemente é usado de uma forma pejorativa, que afasta ainda mais essas pessoas da sociedade em geral. Apesar disso, ele vem se tornando uma forma de reconhecimento de grupos, que chega a ser exibido, inclusive com orgulho, em algumas situações.

Mas então, quem são os posers?

Assim como nerd, o termo poser também costuma ser usado de forma pejorativa. Ele serve para identificar aquelas pessoas que fingem pertencer a um determinado grupo ou subcultura.

Em inglês poser significa “alguém que faz pose”. Eles costumam ser facilmente influenciados e não tem muita opinião própria, nem atitude.

Agora que você já entendeu de onde vem a palavra, o que é geek e a diferença entre ela e as outras tribos, você precisa entender se você faz parte desse grupo de uma vez por todas. Então, confira nosso artigo sobre o universo geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo excedido. Complete o captcha novamente.

Increva-se na Newsletter

Increva-se na Newsletter

Dicas e curiosidades do mundo geek e até do "normal"
E isso tudo de "GRÁTIS"

Seja bem vindx ao mundo Troll

Pin It on Pinterest